Diário Atual

No passado dia 24 de maio, a Câmara Municipal de Chaves lançou a primeira iniciativa do ano no âmbito do combate à vespa das galhas do castanheiro, praga que tem vindo a afetar a produção de castanha.

A primeira largada do parasitóide “Torymus Sinensis” decorreu em Vila Nova de Monforte, seguindo-se mais quatro largadas: Roriz, Tresmundes, Sobreira e Calvão. Este parasitóide alimenta-se das larvas presentes nas árvores, sendo capaz de exterminar a vespa.

Como resultado do protocolo BioVespa, assinado entre o município flaviense, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte (DRAPN) e a REFCAST (Associação Portuguesa da Castanha), estão previstas mais 18 novas largadas.

De acordo com o município de Chaves, “este controlo biológico assenta num plano específico de largadas que é estabelecido após a delimitação, pelas entidades oficiais, de uma zona demarcada e tendo em conta a sincronização dos ciclos de vida da praga/parasitóide. O município está empenhado em alargar o plano de ação a todo o território concelhio, onde se verifica uma elevada percentagem de focos de infestação”.

Esta ação contou com a presença de técnicos da autarquia e da DRAPN, de alguns produtores de castanha e dos respetivos presidentes de Junta de Freguesia. A representar a Câmara Municipal de Chaves esteve presente a vereadora de Desenvolvimento Rural, Paula Chaves.

 

loading...
Share.

Deixe Comentário