Diário Atual

Numa iniciativa que se repetiu pelo 14º ano consecutivo, o Município de Boticas proporcionou, nos passados dias 18 e 19 de maio, uma visita de estudo a Lisboa às crianças que frequentam o 4º ano do 1º ciclo do ensino básico no concelho.

Numa experiência inédita para a grande maioria das 31 crianças que participaram nesta visita de estudo, para além da visita à capital do nosso país tiveram ainda a oportunidade de experimentar diferentes meios de transporte, nomeadamente o comboio e o avião, utilizados na ida e no regresso para fazer a ligação entre o Porto e Lisboa. O primeiro contacto com Lisboa foi na Gare do Oriente, edifício emblemático da Expo 98, onde as crianças chegaram, vindas no comboio Alfa desde o Porto.

Daí rumaram até à Pousada da Juventude de Lisboa, situada entre as rotundas do Marquês de Pombal e do Saldanha, onde se acomodaram e almoçaram, antes de rumarem à Assembleia da República para uma visita guiada a cargo da Deputada Manuela Tender, eleita pelo círculo de Vila Real, e do Deputado botiquense José Carlos Barros, que fizeram questão de acompanhar a comitiva. Logo à entrada da Assembleia veio a primeira surpresa do dia, com o grupo a cruzar-se com o Primeiro-ministro, António Costa, que fez questão de cumprimentar a comitiva e desejar os maiores sucessos para esta visita.

Finda a visita à Assembleia da República e sempre acompanhadas pelo presidente da Câmara, Fernando Queiroga, e pela vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes, as crianças rumaram ao Mosteiro dos Jerónimos, para uma visita ao Museu Nacional de Arqueologia, onde as estátuas dos Guerreiros Calaicos de Boticas, provenientes do castro do Lesenho, em Campos, ocupam um lugar central na exposição, sendo mesmo os ex-libris daquele museu e símbolos da arqueologia portuguesa.

Houve ainda tempo para um passeio à beira Tejo, junto ao Padrão dos Descobrimentos, antes de rumarem à Pousada da Juventude, para pernoitarem.
A manhã de sexta-feira foi reservada para uma visita guiada ao Oceanário de Lisboa, seguindo-se o almoço no McDonalds e a partida para o aeroporto Humberto Delgado, para rumarem de avião até ao Porto, onde o autocarro do Município já esperava as crianças para as trazer de regresso a Boticas.

Redação/CM Boticas

Share.

Deixe Comentário