Ver mais em ChavesTV1.

Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro realizou-se, em Boticas, a XIX edição da Feira do Porco. Durante os três dias passaram pelo pavilhão multiusos da vila cerca de 100 mil pessoas.

A vila de Boticas voltou a receber mais uma edição de um dos maiores eventos da região: a Feira do Porco. Contrariamente ao ano passado, que teve chuva durante os três dias da Feira, este ano o sol deu o ar da sua graça durante todo o fim de semana, e nem o frio intenso que se fez sentir afastaram as cerca de 100 mil pessoas que estiveram presentes no recinto do evento.

A abertura da feira, na sexta-feira, dia 13, contou com a presença de Helena Mesquita Ribeiro, Secretária de Estado Adjunta e da Justiça, que acompanhou Fernando Queiroga, presidente da Câmara Municipal de Boticas, na habitual ronda pelos stands, degustando aquilo que de melhor se faz na região do barroso.

A XIX edição da Feira do Porco contou com 77 expositores, nos quais 44 eram de fumeiro, e onde se vendia também os licores, o mel, o pão, o queijo, entre outros produtos gastronómicos, assim como artesanato. Este evento diferencia-se dos outros pelo facto de os visitantes poderem apreciar as iguarias gastronómicas do barroso nas “Tasquinhas” presentes no recinto da Feira. A Feira do Porco contou assim, mais uma vez, com a colaboração dos restaurantes locais que apresentaram pratos tipicamente barrosões, nos quais a base de confeção foram a carne de porco e os enchidos.

Do programa fizeram parte as típicas chegas de bois, e a animação musical foi uma constante. No domingo o programa Somos Portugal da TVI voltou a marcar presença ao longo de toda a tarde, complementando a animação da Feira. A presença deste canal de televisão já se tornou habitual nas últimas edições do evento. “Temos tido pedidos de outras emissoras. Mas nós também somos fiéis a quem nos ajuda a crescer, e a TVI ajudou-nos a crescer. É o programa que é, é o tipo de programa que é, mas é visualizado por muita gente e nós aproveitamos para levar o nome de Boticas fora”, destacou Fernando Queiroga.

Fernando Queiroga foi, há 19 anos, um dos mentores e impulsionadores deste evento, e não escondeu o seu orgulho: “O balanço é bastante positivo. Quando nós concretizamos uma iniciativa destas, fazemos o trabalho que temos antes desta Feira, fazemos a promoção, a divulgação, esta organização toda, e chegamos ao fim do evento com este sucesso. Sentimo-nos super satisfeitos. Foi uma enchente de gente, gente que percecionou a nossa mensagem, que percebeu que efetivamente vir a Boticas é bom, vir, quer comprar, quer degustar os produtos excelentes do concelho de Boticas. O tempo também ajudou, é um facto, porque estas coisas nunca podem ser esquecidas. Mas, fundamentalmente, foram a nossa própria organização e qualidade dos produtos. Posso atrever-me a dizer que superou as nossas expetativas”.

Maura Teixeira

Share.

Deixe Comentário