O Auditório Municipal de Boticas recebeu, no dia 15 de janeiro, uma sessão escolar realizada no âmbito da iniciativa “Parlamento dos Jovens”, desenvolvida pela Assembleia da República e destinada aos alunos do ensino básico e secundário.

Pelo quinto ano consecutivo, os alunos do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro participaram na sessão que contou com a presença do Deputado da Assembleia da República Ascenso Simões, eleito pelo círculo eleitoral de Vila Real.

Foi sob o tema “Igualdade de Género: Um Debate para Tod@s” que as crianças e jovens do Ensino Básico da Escola Gomes Monteiro apresentaram e discutiram várias ideias.
O presidente da Câmara Municipal, Fernando Queiroga, esteve presente na iniciativa, assim como o vice-presidente, Guilherme Pires, e a vereadora Maria do Céu Fernandes.

Fernando Queiroga demonstrou a sua satisfação por ver tantos jovens envolvidos neste projeto, desejando que a participação dos alunos no parlamento jovem seja “o ponto de partida para que muitos sintam interesse e sigam uma carreira ligada à política”.
O autarca anunciou ainda que, no seguimento desta ação escolar e à semelhança dos últimos anos, a autarquia irá disponibilizar uma verba para que os deputados do parlamento local a possam gerir e aplicar mediante as propostas e ideias dos restantes alunos da escola.

Por sua vez, o deputado Ascenso Simões destacou a participação ativa dos alunos na iniciativa.
“O Parlamento dos Jovens mais do que aproximar da política permite que cada um de vocês possa desenvolver capacidades de comunicar e transmitir aquilo que pensam sobre determinado assunto e, por esse motivo, é reconfortante ver o vosso empenhamento e dedicação neste projeto”, disse o deputado.

No decorrer da sessão realizou-se, ainda, a cerimónia de tomada de posse dos novos deputados que constituem o parlamento local e a eleição dos deputados que representarão o Ensino Básico do Agrupamento Escolar Gomes Monteiro na sessão distrital agendada para o dia 12 de março, em Vila Real.

Share.

Deixe Comentário