Padre Dr. Artur Monteiro do Couto publicou muitas centenas de crónicas em vários órgãos de comunicação social da sua região de origem mas, também onde exerceu a sua atividade profissional, sendo por onde passava um embaixador da sua aldeia de Sapiãos, do seu concelho de Boticas e das terras de Barroso. Contribuiu fortemente para a divulgação do património, usos e costumes da nossa terra e da nossa gente, para quem sempre olhou com muito orgulho e carinho.

Sempre esteve ligado e dedicado à cultura, tendo deixado uma obra vasta e diversificada, espalhada por livros, revistas, jornais e desde 2014 pela internet, através do seu “blog” Beleza Serrana, onde escrevia de forma descomprometida sobre diversos temas.

Em 1998 publicou o livro “Património Histórico de uma aldeia Transmontana – Sapiãos”, obra mais completa até agora publicada sobre Sapiãos.
No sentido de lhe prestar homenagem e perpetuar a sua memória, a sua esposa, Maria Hortense Couto, ofereceu à aldeia que o viu nascer, Sapiãos, o seu espólio literário, sendo a Biblioteca com o seu nome inaugurada no dia 11 de Agosto de 2018, pelas 17:45 horas.

Juntamente com a inauguração da Biblioteca, vai ser apresentado um novo livro, resultante da recolha de artigos por si escritos no “blog” Beleza Serrana e ao qual é atribuído o mesmo título.
Este trabalho tem como principais destinatários os seus familiares, os seus conterrâneos e os amigos que com grande simplicidade soube conquistar pelo País inteiro.

Se bem o conheci, não duvido que, lá onde estiver, ficará feliz pelo facto de alguém se ter lembrado de publicar alguns dos seus muitos trabalhos que concebeu e, que em vida lhe terão dado, certamente, imensa satisfação.
Está convidado para participar nesta merecida homenagem.

loading...
Share.

Deixe Comentário