O Município de Boticas decidiu associar-se às comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, levando a cabo no próximo dia 18 de Abril um conjunto de actividades, inspirado no mote proposto para as celebrações deste ano: “Do Património Mundial ao Património Local: proteger e gerir a mudança”.

 

Desta forma, a Câmara Municipal organiza uma visita guiada ao património histórico de Covas do Barroso, uma das mais emblemáticas freguesias do concelho de Boticas. A iniciativa, que conta com a parceria do Ecomuseu de Barroso, tem início marcado para as 10h00, altura em que será visitado o Moinho e Engenho do Linho, sendo o ponto de encontro no Largo de Nossa Senhora da Livração, pelas 9h20, ou às 9h50 no Largo do Cruzeiro, em Covas do Barroso.

 

A participação na actividade é gratuita, mas a inscrição é obrigatória, podendo ser feita no Posto de Turismo, através do e-mail turismo@cm-boticas.pt ou, ainda, através do telefone 276 410200.

 

O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios foi criado a 18 de Abril de 1982 pelo ICOMOS (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) e aprovado pela UNESCO. Este dia foi criado com o objectivo de sensibilizar o público para a diversidade do património cultural e os esforços que requerem a sua protecção e conservação. Assim, todos os anos é solicitado aos estados membros da UNESCO que, neste dia, façam a promoção de actividades e de visitas a sítios históricos, monumentos e museus.

 

PROGRAMA

09h30 – Saída de Boticas em autocarro.

10h00 – Moinho e Engenho do linho

11h00 – Largo do Cruzeiro: Casa Quinta do Cruzeiro; Capela Nª Sra. da Saúde; Cruzeiro (Classificado IIP); Forno Comunitário

11h45 – Igreja Paroquial de Covas do Barroso/Casa do Padre/Cruzeiro – (Classificada IIP)

12h30 – Regresso a Boticas

 

 

Share.

Deixe Comentário