Uma criança nasceu na terça-feira, dia 16 de maio, dentro de uma ambulância dos Bombeiros Voluntários de Boticas, na autoestrada A24, na zona de Samardã.

Beatriz foi o primeiro bebé a nascer na ambulância desta corporação.
A menina nasceu na terça-feira, dia 16 de maio, por volta das 14h20, numa ambulância dos Bombeiros Voluntários de Boticas, em plena autoestrada A24, junto a Samardã, quando a mãe seguia a caminho do hospital de Vila Real. A mãe nessa altura estava já com contrações muito frequentes e entrou em trabalho de parto.

O parto foi feito dentro da ambulância pelo médico do INEM e enfermeiro, auxiliados por dois Bombeiros de Boticas, Rafael Santos e Nuno Eira, que tiveram de prestar auxílio, pela primeira vez, durante um parto.
Rafael Santos descreveu o momento como inesquecível: “Nunca me tinha acontecido antes, foi a primeira vez, exceto em casos fictícios e na prática que vamos fazendo nos cursos e nos exercícios de formação”.

Os dois bombeiros, com formação nesta área, contaram ainda com o apoio do enfermeiro e do médico do INEM. “É uma sensação única e diferente. Ficámos um pouco nervosos na altura, mas com a ajuda do médico e enfermeiro que estavam a fazer o parto correu tudo bem, e foi um momento espetacular”, disse.

Rafael Santos relembrou que a viagem entre Vilarinho Seco, na Freguesia de Alturas do Barroso, no Concelho de Boticas, e Vila Real é longa: “Ainda se demora um bocado, e tivemos algumas paragens pelo caminho. O médico foi sempre a auxiliar, assim como o enfermeiro, mas aconteceu ali e correu tudo dentro do normal”.

Esta foi mesmo a primeira vez que aconteceu na coorporação, como referiu Nuno Eira. “Foi a primeira vez que se registou um nascimento a caminho do hospital, é um momento único”, afirmou.

Nuno Eira acrescentou que os dois estavam preparados, “mas nunca tínhamos feito a sério e na realidade, mas estavam o médico e o enfermeiro connosco. Correu tudo bem e sem qualquer problema, é o mais importante”.

Depois do parto, a bébe e a mãe foram transportadas para o hospital de Vila Real. As duas estão bem e já tiveram alta hospitalar. Carla Marina Fernandes Pereira e Nuno Filipe Pinto são pais pela segunda vez.

Catarina Garcia

Share.

2 comentários

Deixe Comentário