A Câmara Municipal de Valpaços está a levar a cabo a maior operação de limpeza ao nível florestal alguma vez efectuada no concelho. Os trabalhos tiveram início na passada semana na Zona Industrial.

O Município de Valpaços iniciou, recentemente, o processo de execução da Rede Secundária de Faixas de Gestão de Combustível destinado a evitar o alastramento de incêndios florestais, implementando assim o que se encontra descrito no Plano Municipal de Defesa da Floresta contra Incêndios.
Numa primeira fase estão a ser limpos os lotes propriedade do Município na Zona Industrial, seguindo-se a área envolvente à zona industrial, em que vai proceder à criação de uma zona tampão de 100 metros.
Seguidamente decorrerão os trabalhos no Parque de Campismo do Rabaçal, respectiva área envolvente e faixas circundantes a toda a rede viária municipal.
Para a execução dos trabalhos de silvicultura preventiva o Município contratou dez assistentes operacionais e adquiriu todo o material de sapador florestal de forma a desenvolverem as operações de desmatação e remoção de árvores.
Trata-se da maior operação de limpeza ao nível florestal alguma vez efectuada no concelho.
De referir que os proprietários são obrigados a proceder à limpeza do mato numa largura não inferior a 50 metros à volta das casas, armazéns, oficinas, fábricas ou estaleiros.
Para informações adicionais poderá dirigir-se ao Gabinete Municipal de Protecção Civil, nos Paços do Concelho, através do n.º 278 710 130 ou pelo e-mail: proteccao-civil@valpacos.pt.

loading...
Share.

Deixe Comentário