Vários artistas da cidade flaviense voltaram a juntar-se à Associação Partilhas e Cuidados e brindaram o público com um espetáculo solidário. Na tarde de sábado, dia 7, houve música, dança e até mesmo poesia no Cine Teatro Bento Martins.

Pelo segundo ano consecutivo, a embaixadora da Associação Partilhas e Cuidados, Dulce Meirinho, organizou o Espetáculo Solidário de Reis com o objetivo de angariar verbas para continuar a apoiar os doentes oncológicos no concelho de Chaves.

Ao palco do Cine Teatro Bento Martins subiram o grupo de crianças e jovens da Escola Christine Veen e da Academia de Bailado de Chaves, que abrilhantaram a tarde com diversas coreografias ao ritmo da música, o Quarteto de Trompas da Academia de Artes de Chaves, a Tuna Académica e o grupo de Jograis da Universidade Sénior de Rotary de Chaves e vários ilustres flavienses com declamação de poesia. A tarde só ficou completa depois das atuações da fadista Helena Chaves da Flaviae Fados e do cantor Alberto Ferry.

Dulce Meirinho explicou que é através da organização destes eventos que consegue angariar fundos para apoiar as pessoas com cancro uma vez que a associação que gere não recebe “qualquer tipo de subsídio”. Apesar disso, conta que é com gosto e com muita dedicação que o faz e que de ano para ano o número de pessoas presentes nos seus eventos tem vindo a aumentar.

“Este ano houve mais adesão por parte do público. Creio que as pessoas estão mais sensibilizadas, têm também mais conhecimento da associação e acho que a pouco e pouco vamos conseguindo cativar as pessoas a participarem nestes eventos solidários que não são muito usuais na nossa cidade”, referiu.
Para além dos vários grupos de música, dança e poesia que subiram ao palco, o evento foi apresentado por Leonel Fernandes, conhecido dos flavienses e também a nível nacional por ter participado no programa televisivo MarterChef.

Para o flaviense é sempre um privilégio juntar-se a estas iniciativas, sobretudo porque “apesar de ser uma associação pequena é uma instituição que desempenha um bom trabalho. As pessoas devem preocupar-se cada vez mais não só com aquilo que gastam mas também com aquilo que partilham, nomeadamente o carinho e o amor, que é aquilo que esta associação faz tão bem”.

Por norma os flavienses, e os portugueses em geral, são solidários, por vezes “precisam apenas de sair da sua zona de conforto, sair do quentinho de casa, e vir de coração quente” ajudar estas instituições, frisou Leonel Fernandes que se dedica atualmente à organização de eventos e à realização de workshops no âmbito da gastronomia.

De referir que a Associação Partilhas e Cuidados conta, desde o mês de dezembro, com um novo edifício, oferecido pela Câmara de Chaves, onde serão desenvolvidas as atividades da associação. O espaço localiza-se na antiga Escola de Enfermagem, por trás do hospital.

O novo local necessita de ser requalificado e de ser mobilado para se tornar “numa salinha acolhedora”. Por isso, “todas as pessoas que se queiram juntar a esta missão são bem-vindas”, sublinhou a responsável.
Até ao final deste mês, encontra-se no terreno uma campanha de recolha de produtos de higiene que irá reverter para a Associação Partilhas e Cuidados. Todos os interessados poderão deixar os seus donativos – pomadas, sabonetes, champôs e outros produtos de higiene pessoal – no Cine Teatro Bento Martins.

Cátia Portela

Share.

Deixe Comentário