No passado dia 10 de junho, realizou-se, no Teatro-Cine de Pombal, a final nacional do 12º Concurso Nacional de Leitura.

Foram 200 os alunos finalistas de todo o território nacional, dos quais apenas 20 foram selecionados para disputarem a derradeira prova deste concurso, dos quais fizeram parte três alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, em Boticas.

Luana Monteiro, aluna do 1.º ciclo, Francisco Adegas, do 2.º ciclo, e Inês Mota, do 3º ciclo, foram os representantes do concelho e da Comunidade Intermunicipal nos respetivos níveis de ensino.

Apresentado por José Carlos Malato e com cobertura televisiva da RTP, esta última prova do concurso foi dividida em dois momentos, através dos quais foram avaliadas as capacidades de leitura expressiva dos alunos concorrentes, bem como a sua capacidade de argumentação em defesa do texto que os participantes levaram à final, permitindo ao júri nacional proceder à avaliação da interpretação de um texto literário, através da expressão oral.

O concurso Nacional de Leitura é organizado pelo Plano Nacional de Leitura, e tem como finalidade a promoção da leitura e da escrita junto da comunidade escolar.
A realização deste concurso contou com a parceria da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, da Direção de Serviços de Ensino e Escolas Portuguesas no Estrangeiro, da Rede de Bibliotecas Escolares, do Instituto Luís de Camões e da RTP.

loading...
Share.

Deixe Comentário