O Agrupamento de Escolas Dr. António Granjo comemorou na sexta-feira, dia 1 de junho, o Dia do Agrupamento, envolvendo todos os alunos, professores, pessoal não docente, pais e encarregados de educação e convidados de várias instituições da comunidade.

As comemorações do dia do Agrupamento iniciaram com a sessão solene, decorrida no Pavilhão Desportivo, cuja mesa foi constituída pela Diretora do Agrupamento, Paula Barros, Vice Presidente da Câmara de Chaves, Francisco Melo, -Presidente do Conselho Geral, Ana Lídia, Presidente da Associação de Pais e Encarregados de Educação, Francisco Amaro, e Presidente da Associação de Estudantes, Marisa Silva.
Dos alunos do Agrupamento, apenas não estivera presentes neste período da manhã os alunos do pré-escolar e 1º ciclo, em virtude de participarem nas atividades da autarquia, no âmbito da Comemoração do Dia Mundial da criança.
Após as intervenções dos elementos da mesa, decorreu a entrega de prémios de mérito aos alunos, 150 no total, relativos ao ano letivo 2016/2017, cuja apresentação esteve a cargo de dois alunos finalistas, um dos quais da educação especial, seguindo-se atuações musicais dos alunos do 2º ciclo e com a apresentação e lançamento do nº1 da Revista “Do outro lado”, produzida pelos alunos do Clube de Poesia em articulação com a Biblioteca Escolar.

Atividades variadas

Já durante a tarde, na Escola Dr. Francisco Gonçalves Carneiro (2º Ciclo) decorreram várias atividades, envolvendo, além dos alunos desta Escola, os alunos dos Jardins de Infância do Agrupamento (Chaves, Caneiro, Vilar de Nantes, Outeiro Jusão e São Lourenço), das escolas do 1º Ciclo (Santo Amaro, Caneiro, Casa dos Montes, Valdanta, Vilar de Nantes e Rebordondo) com atividades lúdicas, experimentais e com destaque para a pintura de um mural pelos alunos finalistas das escolas do 1º ciclo.
Na Escola António Granjo (3º Ciclo e Secundário) decorreram várias atividades desportivas e de orientação, Bibliopapper e a comemoração do Dia do Espanhol.

“Não há mérito algum sem persistência”

Paula Barros, Diretora do Agrupamento, salientou como especial objetivo da comemoração do Dia do Agrupamento” a unificação e identidade “, envolvendo todos os alunos, e que este dia “possa transmitir a todos o valor dos pilares em que nos sustentamos: respeito, justiça, trabalho, solidariedade e fraternidade”.
Também este dia é uma forma de mostrar “o reconhecimento do mérito dos seus alunos, quer ao nível escolar, quer noutros domínios de ação em que se destaquem pela positiva”, reconhecendo também que “não há mérito algum sem persistência”.
No âmbito da educação dos jovens, na construção da sua autonomia e envolvimento social, Paula Barros salientou a “indispensabilidade da ação conjunta e cooperante de todas as organizações e associações da comunidade na formação dos jovens”.

Paulo Chaves

 

loading...
Share.

Deixe Comentário