Novos desafios para 2012

Sex,30 Dez 2011


A Associação de Rádio Amadores do Alto Tâmega prepara o novo ano olhando sempre em frente, para os novos desafios, procurando estar sempre na vanguarda no que à tecnologia Rádio Amadora diz respeito, nunca deixando de disponibilizar o serviço para a comunidade. A Feira da ARAT terá novidades no novo ano.

De forma a comunicarem entre si mais eficazmente, a ARAT está a caminhar para ter a sua própria intranet. “Estamos a preparar uma rede própria entre a nossa associação, para que seja possível passar informação mesmo que a internet falhe”, afirmou Carlos Gouveia, presidente da associação flaviense.

“Estamos a criar uma intranet, para que possamos comunicar entre nós, a velocidades muito próximas do que um router (dispositivo para redes sem fios), transmite nas casas”, avançou, explicando que com esta novidade, “os vários repetidores que a ARAT possuí poderão ser comandados a partir de um só lugar, para transmitirem a mesma mensagem”.

Sem deixar de pensar na comunidade, Carlos Gouveia explicou À Voz de Chaves que este novo serviço poderá ser útil para qualquer entidade oficial, como uma corporação de Bombeiros. “Caso seja necessário passar a mesma mensagem por todos os repetidores, isso é possível através desta nossa rede, ou só em repetidores específicos”, lembrou. “Não nos interessa ter uma rede só para nós e faz muito mais sentido que este serviço seja colocado ao serviço de todos”, considerou o presidente da ARAT.

 

Teste realizado com sucesso

O teste à intranet, que a Associação de Rádio Amadores quer implementar, foi realizado no passado dia 3 de Dezembro, e teve uma ligação transfronteiriça, entre Chaves e Verín. O sucesso do teste deixou boas perspectivas à ARAT que o sistema possa ser implantado a curto prazo.

A informação processada fez uma verdadeira viagem, seguindo de Chaves até Lisboa, passando por Barcelona e Madrid, até chegar ao destino, Verín, a uma velocidade próxima a que qualquer pessoa, com um router, tem em casa.

Para Carlos Gouveia, este serviço será importante para a Associação “pois como os repetidores têm baterias, caso exista uma falha de energia eléctrica, será possível manter a comunicação”.

A Associação de Rádio Amadores do Alto Tâmega conta actualmente com 25 sócios rádio amadores, mas o presidente lembra que são muitos mais os “amigos e colaboradores” que dão vida a esta associação.

 

Feira de 2012 terá surpresas positivas

A ARAT prepara já a feira do próximo ano. A data já está escolhida e será nos dias 6 e 7 de Outubro, deixando de ser como habitualmente no verão. Mas as mudanças não acabam aqui e o local também será outro, com o Pavilhão Municipal de Chaves a ser o espaço escolhido.

Pretendendo ser uma mostra da mais recente tecnologia, a feira não perderá essa faceta, mas terá mais novidades e motivos de visita. “Queremos trazer cá o que é novidade para a região. Já chegámos à conclusão que esta região tem de deixar de estar sempre centrada naquilo que tem, e inovar, pois por vezes parece que está parada no tempo e não pode ser assim”, defende Carlos Gouveia.

Confirmados por mais um ano na Feira da ARAT, estão a Televes, Citrobox, a Associação de Aeromodelismo e Parapente, a Flavisom, MM Electrónica, FonoTâmega e PEEIE.

As novidades serão muitas e as já reveladas diferem do habitual, pois a MC Coutinho, através do vendedor João Pinto, confirmou a sua presença com marcas de carros topo de gama, estando garantidas também a presença de marcas como a Ferrari e a Porche. Num âmbito diferente está também garantida uma mostra do cão de gado transmontano, uma raça da região, cujas associações ligadas à defesa desta raça procuraram juntar em Chaves os amantes destes animais.

“Temos de pensar noutros horizontes, pois estamos mais perto da Europa que muitas zonas do país, e somos das poucas zonas onde conseguimos ver 40 canais de graça. Temos de ver Chaves não como uma cidade do interior, mas como uma cidade virada para o futuro”, concluiu.

Diogo Caldas

 

m4s0n501

2 Comentários para “Novos desafios para 2012”

  1. Carlos Medeiros

    Finalmente temos alguem a fazer algo de util e diferente na nossa região. Parabens.

  2. Força Amigos, radioamadores sem distancias!
    Bom Ano!
    Machado-CT1BAT

Deixe uma resposta

Free WordPress Theme

Iniciar sessão | Diario Atual - Todos os Direitos Reservados Premium WordPress Themes
Wp Advanced Newspaper WordPress Themes Gabfire