Águias devolvidas à liberdade

Qui,28 Abr 2011


Tratadas e recuperadas, duas águias de asa redonda foram libertadas e devolvidas à natureza no concelho valpacense por uma equipa da UTAD, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.

No dia após a comemoração dos 37 anos do Dia da Liberdade, na passada terça-feira, 26 de Abril, duas águias de asa redonda, alvejadas e feridas por caçadores e, posteriormente tratadas, foram libertadas nas freguesias de Vassal e Fornos do Pinhal.

As duas aves foram salvas da morte pelo Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (CRAS-HVUTAD), depois de alvejadas por caçadores que as confundiram com aves de caça.

Após serem recolhidas há vários meses por populares nas referidas freguesias foram entregues às autoridades e depois à UTAD, onde foram recuperadas e tratadas, com várias intervenções cirúrgicas e fisioterapia.

Depois do tempo de adaptação e reaprendizagem do processo de caça e reabilitação para o voo, o CRAS considerou-as em condições de sobreviverem em liberdade.

A sua restituição à Natureza decorreu nos lugares onde foram encontradas, com a presença das crianças das escolas locais, que viveram uma verdadeira aventura logo no primeiro dia após as férias da Páscoa, acompanhadas de professoras e auxiliares. Uma das águias, uma fêmea, foi lançada em Vassal, e a outra, um macho, em Fornos do Pinhal. Nesta localidade, o médico veterinário Roberto Sargo, do Serviço de Animais Exóticos e Selvagens da UTAD, conversou com os alunos do ensino pré-escolar e primeiro ciclo, explicando a importância destas espécies para a saúde e equilíbrio da Natureza, o seu habitat, os seus hábitos alimentares, a sua reprodução, as suas características físicas principais, etc. Um regalo para os olhos das crianças presentes, que tiveram a oportunidade de ver de perto pela primeira vez uma águia “ao vivo e a cores”, apesar de na região ser possível avistar vários exemplares, mas sempre “à distância”.

Cátia Mata

 

 

 

Deixe uma resposta

Free WordPress Themes

Iniciar sessão | Diario Atual - Todos os Direitos Reservados Premium WordPress Themes
Wp Advanced Newspaper WordPress Themes Gabfire