Comemorou-se no passado domingo, 26 de fevereiro, o 81º Aniversário dos Bombeiros Voluntários de Valpaços. O presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, foi agraciado com a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro.

O programa teve início com a formatura no Quartel dos Bombeiros Voluntários de Valpaços, onde estiveram presentes vários responsáveis de entidades e instituições locais, distritais e nacionais, e membros da família dos soldados da paz valpacenses.

Seguiu-se depois a sessão solene com a atribuição de medalhas a quem tem ajudado a corporação, tendo usado da palavra o presidente da Direcção dos Bombeiros Voluntários de Valpaços, Amílcar Mesquita, a presidente da Assembleia-Geral, Conceição Morais, o Comandante em funções, Luís Nogueira, o presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Vila Real, José Alexandre Pinheiro, o Segundo Comandante Distrital Operacional de Vila Real, Borges Machado, e o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, José Miranda.

Da parte da autarquia valpacense esteve presente nas comemorações do 81.º aniversário dos Bombeiros Voluntários de Valpaços o presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, e o presidente da Assembleia Municipal, Francisco Tavares.
Por proposta da Direcção dos bombeiros valpacenses, a Liga dos Bombeiros Portugueses atribuiu ao presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Amílcar Almeida, a Medalha de Serviços Distintos – Grau Ouro, “como forma de reconhecimento pela prática de serviços distintos que contribuíram, com notável evidência para o engrandecimento e prestígio da corporação e pelo apoio institucional, técnico, humano e financeiro, sem o qual seria inviável a execução do plano de actividades anualmente estabelecido pela Direcção”.

Já o presidente da Câmara Municipal de Valpaços realçou a importância de garantir a sustentabilidade económico-financeira da Corporação, que é de extrema importância para a população.
O edil deixou palavras de reconhecimento e de homenagem a todas as mulheres e homens que integram a corporação, manifestando total disponibilidade para colaborar com os seus dirigentes, de forma a que, em conjunto, se superem as dificuldades, como é o caso do quartel, que necessita ser reabilitado. “Problemas, dificuldades e desafios dos bombeiros são também nossos”, referiu Amílcar Almeida.

Após a cerimónia, convidados e bombeiros rumaram à igreja matriz para assistirem à Eucaristia presidida pelo Padre Leonel Reis.
Seguidamente rumaram ao cemitério para o momento dedicado a homenagear os Bombeiros que pertenceram à corporação já falecidos.

Share.

Deixe Comentário