O Município de Boticas vai ser palco da Prova Intermunicipal da 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura (CNL).

A Prova terá lugar no próximo dia 27 de abril, será organizada pela Biblioteca Municipal de Boticas, em parceria com o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro e trata-se de um evento do tipo concurso-espetáculo, cuja promoção e coordenação é da responsabilidade da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL).

À semelhança das edições anteriores, o evento pretende promover e desenvolver a leitura nas escolas, tendo como objetivo central estimular e incentivar a prática da leitura enquanto forma de conhecimento e de lazer entre os jovens leitores, bem como, desenvolver competências de expressão escrita e oral junto dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário.
O júri da prova será constituído pela Vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes, pelo Professor, Tradutor, Poeta e Comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, e pelo Professor, Escritor, Cronista e Poeta, António Vilhena.

Para apuramento dos finalistas presentes na Fase Final do Concurso, proceder-se-á à realização de duas provas de eliminação, uma prova escrita e outra oral. A prova oral, que irá apenas reunir os cinco melhor classificados da prova escrita, realizar-se-á no Auditório Municipal, a partir das 14h30, e estará aberta ao público em geral.
Serão apurados para a Fase Nacional do Concurso, que vai decorrer em Lisboa na RTP1, apenas dois concorrentes, o mais pontuado em cada categoria, e serão atribuídos prémios aos dois primeiros concorrentes do 3º Ciclo e Secundário.

A prova vai decorrer num ambiente de festa em torno do livro e da leitura, com pequenos momentos musicais e momentos de dança, a cargo de alunos do Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, Boticas e um momento especial com Jorge Serafim, conhecido humorista e contador de histórias, convidando à participação de todos nesse dia cultural que terá cobertura televisiva pela RTP1.

Share.

Deixe Comentário