O Auditório Municipal de Boticas acolheu na passada quinta-feira, dia 27 de abril, a 11.ª edição do Concurso Nacional de Leitura, prova Intermunicipal da Região do Alto Tâmega, organizada pela Biblioteca Municipal, em parceria com o Agrupamento de Escolas Gomes Monteiro, sendo que a promoção e coordenação do concurso ficou a cargo da Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB), enquanto parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL).

A 2ª fase regional do concurso contou com a participação de 60 alunos, do 3º. Ciclo e Ensino Secundário, dos concelhos de Boticas, Chaves, Montalegre, Ribeira de Pena, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar.
O concurso foi constituído pela realização de duas provas de eliminação, uma prova escrita e outra oral. Apenas os cinco melhores classificados da prova escrita marcaram presença na prova oral.

As obras selecionadas para avaliação foram “Casos do beco das sardinheiras”, de Mário de Carvalho e “Aventuras de João Sem Medo”, de José Gomes Ferreira, para o 3.º Ciclo, e “Fahrenheit 451”, de Ray Bradbury e “Livro” de José Luís Peixoto, para o Ensino Secundário.
A prova oral contou com a apresentação de Jorge Serafim e com dois momentos de animação, um musical e um de dança, interpretados pelos alunos da Escola Gomes Monteiro.

O júri da prova foi integrado pela Vereadora da Educação, Maria do Céu Fernandes, o Professor e Comissário do PNL, Fernando Pinto do Amaral, e o Escritor António Vilhena.
Os vencedores do 3.º Ciclo e Ensino Secundário irão representar a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega, na Fase Final do Concurso Nacional de Leitura, que se irá realizar no próximo mês de junho ou julho.

Redação/CM Boticas

Share.

Deixe Comentário